• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Rubia de Cássia Ferreira Pinno.pdf (814.2Kb)
Date
2019-04-23
Author
Pinno, Rúbia de Cássia Ferreira
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora pelo aluno. Para percorrer esse caminho, serão abordados alguns conceitos relacionados tanto ao processo educacional (conhecimento, aprendizagem, educação, permeados pelo viés da linguagem) quanto aos pressupostos linguísticos relacionados ao ensino de língua (linguagem, língua, fala, signo, relações sintagmáticas, associativas e valor). O referencial teórico que fundamenta este trabalho é composto pela Teoria dos Blocos Semânticos, de Oswald Ducrot e Marion Carel, e pelas contribuições sobre a transposição didática de Yves Chevallard e Tânia Maris de Azevedo.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4585
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV