Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
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Data
2019-04-23Autor
Pinno, Rúbia de Cássia Ferreira
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora pelo aluno. Para percorrer esse caminho, serão abordados alguns conceitos relacionados tanto
ao processo educacional (conhecimento, aprendizagem, educação, permeados pelo viés da linguagem) quanto aos pressupostos linguísticos relacionados ao ensino de língua (linguagem, língua, fala, signo, relações sintagmáticas, associativas e valor). O referencial teórico que fundamenta este trabalho é composto pela Teoria dos Blocos Semânticos, de Oswald Ducrot e Marion Carel, e pelas contribuições sobre a transposição didática de Yves Chevallard e Tânia Maris de Azevedo.