Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
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Data
2019-05-09Autor
Farias, Felippe de
Orientador
Eberle, Luciene
Metadata
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O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos. O método aplicado a este trabalho é caracterizado como sendo uma abordagem quantitativa com objetivo descritivo que foi implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, que teve em sua amostra 241 questionários válidos de consumidores que tem acesso ao consumo de alimentos orgânicos, residentes na Serra Gaúcha, formatando uma amostra não-probabilística por conveniência. A análise dos dados aconteceu através de estatísticas multivariadas por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) que permitiu melhor delimitar a pesquisa, bem como medir as relações entre os fatores através do teste das hipóteses sugeridas. As contribuições de destaque são a comprovação de que a consciência ambiental influencia positiva e significativamente o consumo saudável; que a consciência ambiental influencia de forma positiva e significativa a atitude do consumidor; que o consumo saudável influencia positiva e significativamente a atitude do consumidor; que a atitude influencia de forma positiva e significativa e a intenção de recompra; e que as normas subjetivas influenciam positiva significativamente a intenção de recompra no contexto do consumo de alimentos orgânicos. Os resultados mostram um coeficiente de determinação de 85,4% dos construtos propostos que levam a intenção de recompra, possibilitando contribuições relevantes a partir do modelo teórico proposto.