A interação entre princípios cooperativistas e práticas de aprendizagem organizacional na geração de inovações sociais: análise a partir de programas sociais da Sicredi Serrana
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Data
2019-06-12Autor
Mukendi, Joel Tshibamba
Orientador
Larentis, Fabiano
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A inovação social chama atenção dos persquisadores, assim como das organizações, devido aos novos problemas sociais que demandam soluções novas, úteis e duradouras. Define-se inovação social como um processo oriundo de iniciativas coletivas para suprir as necessidades sociais, gerando transformação social duradoura, propondo novas orientações culturais. O conceito é polissêmico e controverso porque responde a diferentes realidades, sendo que a inovação social não assume uma forma particular, podendo ser processual, organizacional ou ainda, assumir uma forma tangível (tecnologia ou produto). Possuindo incentivos variados, no contexto dos programas sociais analisados, um deles é a interação entre os princípios e valores cooperativistas com a aprendizagem organizacional. A aprendizagem é entendida como processo que não ocorre de forma exclusiva na mente dos indivíduos, mas também, na participação dos mesmos em atividades ou práticas sociais ao promover o conhecimento. Ao constatar que existe relação entre a aprendizagem e a inovação social, o objetivo do estudo foi analisar a interação entre os princípios cooperativistas e as práticas de aprendizagem organizacional, nos programas sociais da Sicredi Serrana, geradores de inovações sociais para colaboradores e comunidade. Para esta análise, o estudo teve uma abordagem qualitativa, de níveis exploratório e descritivo, utilizando o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade, baseadas no roteiro semiestruturado, entrevistas narrativas, observação participante e análise documental. Para garantir a confiabilidade dos dados, utilizou-se a triangulação dos mesmos. Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental, auxiliado pelo software NVivo® versão 12. Desse modo, as contribuições encontradas no contexto do programa A União Faz a Vida são: desenvolvimento da autonomia, cidadania e cooperação; quebra de paradigma na aprendizagem; inclusão dos alunos. Em relação ao programa Cooperativas Escolares é possível listar as seguintes contribuições: desenvolvimento da cooperação e cidadania, desenvolvimento integral, desenvolvimento da liderança. Referente ao programa Educação Financeira encontram-se: conscientização e melhoria no comportamento, qualidade de vida – bem estar, realização dos sonhos, troca do conhecimento. A análise dessas contribuições baseou-se em duas óticas a respeito de inovação social: uma focada nos processos e outra nos resultados dos programas sociais. Nesse sentido, as contribuições mencionadas têm um caráter coletivo, pois o seu desenvolvimento apresentou a participação de atores diversificados, que aplicam o conhecimento no suprimento das necessidades associadas a aprendizagem e na construção do conhecimento nas escolas e comunidade ao agregrar valor social.