Relatório de estágio curricular obrigatório: inspeção sanitária do município de Caxias do Sul - inspeção de produtos de origem animal
Carregando...
Arquivos
Data de Submissão
Data de Defesa
2019
Edição
Autores
Orientadores
Coorientadores
Editores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Descrição
O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades realizadas no estágio curricular obrigatório, no período de 06 de março a 28 de maio de 2019, com supervisão da médica veterinária Daniela Jacobus, e orientação da professora Michele Gonçalves. O relatório descreverá as atividades que foram desenvolvidas no Serviço de Inspeção Municipal de Caxias do Sul, como análises de rótulos, registros de produtos e procedimentos realizados durante as vistorias nos estabelecimentos.
As revisões bibliográficas sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), e as contaminações de alimentos por Staphyloccocus e Clostridium Perfringes, são de grande importância à indústria de alimentos, sendo os principais pontos de problemas observados durante as vistorias. O trabalho teve como objetivo relatar sobre a rotina do Serviço de Inspeção do Município de Caxias do Sul, observando problemas em relação à implantação das boas práticas de fabricação e problemas higiênico-sanitárias recorrentes. Com as vistorias realizadas durante o período de estágio curricular obrigatório, podemos perceber dificuldades relacionadas à higiene dos manipuladores, dificuldades de executar o manual de boas práticas e as planilhas de autocontrole dos estabelecimentos. A inspeção sanitária é de extrema importância para os estabelecimentos que trabalham com alimentos, garantindo um produto de qualidade e livre de contaminantes, assegurando a saúde dos consumidores. Uma fiscalização eficiente garante um produto com procedência e qualidade. Além da rotina de vistorias, podemos observar a dificuldade de elaboração do manual de boas práticas por parte de alguns responsáveis técnicos que não compreendem a importância das boas práticas de fabricação e capacitação dos colaboradores que desempenham importante papel nas indústrias de alimentos. Também é importante salientar que, os produtos com procedência são inspecionados e certificados pelos órgãos competentes que realizam as fiscalizações periodicamente, garantindo produto livre de microrganismos patogênicos [resumo fornecido pelo autor].
