O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
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Data
2020-03-16Autor
Furtado, Maria Isabel Silveira
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas crianças. Propomos como questão orientadora da pesquisa: Que influências os elementos paratextuais de livros literários provocam em estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental no que se refere à escolha e à leitura das obras selecionadas? O referencial teórico que sustenta a investigação privilegia Araújo (2008); Genette (2009); Ramos (2010); Colomer e Camps (2008); Kramer (2002), Nikolajeva e Scott (2011); Lyons (2011); Hunt (2014); Zilberman (2003; 2008) e Vygotsky (1998; 2001). Quanto aos procedimentos metodológicos, a construção de dados dá-se por meio de grupo focal (GATTI, 2005) e o tratamento dos dados segue princípios de análise textual discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2006). Trata-se de estudo de caráter qualitativo, com base em dados construídos com dois grupos focais com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico que embasou a análise dos dados empíricos possibilitou a emergência das seguintes categorias: (a) Os paratextos nos livros preferidos dos estudantes; (b) Concepções de leitura na escola e a presença de paratextos; (c) Biblioteca (organização dos livros – a orientação de leitura literária na biblioteca pelos elementos paratextuais e A retirada de livros da biblioteca apelos a partir de paratextos; (d) Paratextos na seleção e (e) Paratextos na leitura dos livros. As conclusões do estudo apontam para o título, a capa, a sinopse e o nome do autor como os paratextos privilegiados na seleção de obras literárias infantis na escola. Os resultados orientam que os paratextos favorecem a seleção e a interação dos estudantes com os livros literários.