A contribuição da comunicação na transformação das organizações contemporâneas inovadoras
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-19Autor
Benke, Paulla Monson
Orientador
Albé, Jussania de Fátima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As mudanças provocadas pelas Revoluções Industriais e o incremento da tecnologia, romperam com diversas formas de comportamento da sociedade e, consequentemente, das organizações. O desafio passou a ser permanecer inovador diante de um cenário instável e dinâmico, que desafia constantemente à adaptação. O presente estudo teve como objetivo compreender como a comunicação pode contribuir na transformação das organizações contemporâneas sob o aspecto da inovação. A metodologia utilizada foi um estudo de caso realizado nas Empresas Randon, que neste ano completa 70 anos de história, tempo suficiente para vivenciar as diversas alterações do mercado, passando por muitos momentos de dificuldade e, ainda assim, prevalecendo cada vez mais forte. Foi realizada também uma entrevista qualitativa, para sustentar o que foi observado no estudo de caso. A questão que norteou a pesquisa consistiu em compreender qual a contribuição da comunicação no processo de transformação das organizações contemporâneas inovadoras. A esse respeito, identificou-se a partir da interpretação e análise dos dados, o quanto a comunicação centrada nos relacionamentos e com um viés atento às tecnologias, pode contribuir na transformação e readaptação das organizações. O trabalho apontou ainda os desafios que esse cenário propõe ao profissional de relações públicas, agente estratégico das transformações comunicacionais (sic).
Collections
- Relações Públicas [32]