Planejamento estratégico em uma empresa de pequeno porte do setor varejista de materiais de construção da Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-10Autor
Silva, Natália da
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta o diagnóstico empresarial de uma empresa de pequeno porte atuante no varejo de materiais de construção, localizada na Serra Gaúcha. No primeiro momento, o diagnóstico apresenta o mapeamento de todas as áreas da empresa como, a administrativa, comercial, compras, operações, financeira e recursos humanos, apontando seus pontos fortes e os pontos de melhoria. A partir do diagnóstico, foi proposto como melhoria a elaboração do planejamento estratégico, revisando definições de negócio, missão, visão e princípios, traçando novos objetivos e estratégias, utilizando a matriz 5W2H para definição das ações. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa descritiva em nível exploratório, como estratégias: o estudo de caso, pesquisa documental e bibliográfica. O desenvolvimento do trabalho proporcionou à empresa um direcionamento, enfatizando os objetivos traçados e o alinhamento dos funcionários com a missão da empresa (sic).