Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
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Data
2019-12-11Autor
Muraro, Bruno Travi
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
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O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)