Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-22Autor
Souza, Caroline Capellini
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa por meio da história oral pressupõe uma análise das memórias e das narrativas do sujeito sobre si. Para a elaboração do presente trabalho, foram consideradas as metodologias de pesquisa da história oral e a prosopografia
(método de análise social a partir de questões que ligam determinados sujeitos históricos de um universo em comum). Sendo assim, o objeto de pesquisa neste trabalho são as narrativas de três professoras do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São relatos sobre suas vivências em comum como estudantes do curso de História da UCS, em um período
relativamente próximo, sobre a constituição como docentes e sobre o retorno à Universidade como professoras e colegas. A escolha por abordar a trajetória de três mulheres é, sobretudo, um recorte de gênero, priorizando dar espaço às
mulheres falarem sobre suas vivências enquanto estudantes do nível superior e, depois, como professoras. Além disso, busca-se analisar a formação acadêmica e profissional dessas mulheres no contexto de uma cidade do interior do Rio Grande
do Sul e durante o período da Ditadura Civil Militar (sic).