Estresse pós traumático em militares : uma abordagem psicanalítica
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Data
2019-12-04Autor
Pretto, Leticia
Orientador
Cemin, Tânia Maria
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O estresse pós-traumático é entendido como um transtorno em que ocorre o desenvolvimento de sintomas bem característicos após a exposição do indivíduo a um ou mais eventos traumáticos. Pequenos e mesmo insignificantes estímulos conseguem evocar as memórias que retornam com toda a força, intensidade e nitidez do acontecimento original. Diversas são as situações em que o indivíduo é exposto e pode vir a desenvolver algum tipo de estresse ou trauma. Seja catástrofes naturais, acidentes, relações de abuso, guerras entre outros. No caso das guerras, os militares são expostos a diferentes estímulos e acontecimentos. A entrada na vida militar é marcada por rigor intenso e afastamento da família, uma vez que estes oficiais são submetidos a horas de estudo e treinamentos específicos. A intensa supervisão e pressão vinda de agentes e soldados responsáveis pela preparação dos oficiais, é um dos fatores que contribui para o aumento dos níveis de estresse. Além disso, o fato de irem para guerras e presenciarem bem como participarem de mortes, é outro fator que corrobora para o crescimento destes níveis assim como para o início de possíveis traumas. Para realização deste trabalho destacou-se os conceitos de trauma, serviço militar e estresse pós-traumático. Este estudo possui como objetivo geral identificar possíveis contribuições do conceito de trauma na psicanálise para o entendimento de situações de estresse pós-traumático no serviço militar. Possui também como objetivos específicos, retratar aspectos fundamentais da psicanalise para entendimento do trauma, caracterizar a função dos militares priorizando a possibilidade de estar em guerra e apresentar reflexões sobre o estresse pós-traumático, segundo o DSM, e sua relação em militares sobreviventes de guerras. A metodologia utilizada no trabalho foi de cunho qualitativo, exploratório e interpretativo, utilizando como base o filme Sniper Americano. Para tanto, foram selecionadas treze cenas do artefato cultural que posteriormente foram organizadas em tabela e descritas em três categorias, sendo elas: treinamento militar, trauma e estresse pós-traumático. Por fim foi realizada uma discussão e um levantamento de resultados unindo revisão de literatura com artefato cultural. Constatou-se a intensa pressão em que são colocados estes militares e destacou-se a necessidade e a relevância de estudos dessa natureza com o intuito de aprofundar a compreensão do tema e pensar em possibilidades de intervenção para este público (sic).
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- Psicologia - Bacharelado [243]