As estratégias de ensino musical na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-02Autor
Chaves, George Souza Soares
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).