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Decolonialidade : a representação do negro na arte de Kehinde Wiley, Harmonia Rosales e Rosana Paulino

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Ver/
TCC Andressa Brusamarello de Morais.pdf (1.781Mb)
Fecha
2020-03-12
Autor
Morais, Andressa Brusamarello
Orientador
Rossi, Maria Helena Wagner
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo deste trabalho é compreender a ausência/presença da representação da raça negra na história da arte ocidental, a partir dos estudos decoloniais. Para tanto, é abordado o processo histórico e epistemológico da colonização e a relação entre a colonialidade e a modernidade, enfocando os conceitos de colonialidade do poder, do saber e do ser. Contextualiza-se o termo "pós-colonial", com os estudos do Grupo de Subalternos do Sul-Asiático e do Grupo de Subalternos Latino-Americano. O principal referencial deste trabalho são os estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), que contribuíram com o desenvolvimento do pensamento decolonial. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que foi complementada pela leitura imagética a partir do método de Edmund Feldman, que se dá em quatro etapas: a descrição, análise formal, interpretação e julgamento da obra. Propõe-se uma leitura de imagens de obras de Kehinde Wiley, Harmonia Rosales e Rosana Paulino, artistas negro(a)s da América do Norte, América Central e América do Sul, respectivamente. Conclui-se que essas obras revelam a deturpação da história e da identidade dos negros produzidas durante a colonização, ao mesmo tempo em que enaltecem a raça negra, o que nos possibilita repensar o paradigma colonial no ensino das artes visuais (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6226
Colecciones
  • Artes Visuais – Licenciatura [29]

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