Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
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Data
2020-07-01Autor
Rocha, Maria Nelma Marques da
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
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Desde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na formação de professores e suas transformações nos últimos tempos. Nessa perspectiva, esta dissertação tem por objetivo corroborar para o campo investigativo da formação continuada de professores de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade de Garibaldi/RS e os possíveis impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação nesse processo formativo. A problematização deste estudo destaca-se a partir de quais são esses possíveis impactos, assim como, outros questionamentos que surgiram como forma de contornar a problemática deste estudo, na perspectiva de analisar como a formação docente influencia no saber do professor, sobre a contribuição da prática reflexiva no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa e sobre as descrições da legislação educacional na formação continuada docente e as tecnologias digitais da informação e comunicação. Para mediar o percurso da investigação, a metodologia usada na teorização do método e os procedimentos metodológicos que nortearam a trajetória deste estudo é viabilizado pela abordagem qualitativa sob a luz de Bogdan e Biklen (1994) e de Ludke e André (1986), delineado pelo estudo de caso em Yin (2010), (2005) e (2015). Os procedimentos metodológicos que contribuíram para a construção e análise dos dados aconteceram por meio da análise de documento (PME) da rede municipal de Garibaldi/RS e de entrevistas semiestruturadas com os professores de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Garibaldi/RS. Para análise dos dados, o estudo se sustenta na perspectiva de análise em Bardin (2004). Os principais aportes teóricos que sustentam os percursos da investigação, inspiram as descrições e fundamentam as reflexões e interpretações deste estudo, se ancoram em Paulo Freire, para tratar do conceito de educação e, na concepção de Antônio de Nóvoa que contempla a formação continuada de professores numa perspectiva da reflexão crítica da prática docente. Para abordar as tecnologias digitais da informação e comunicação o estudo se ancora em Pierre Lévy e Emanuel Castells. Assim como, outros principais teóricos: Maurice Tardif, o qual aborda a formação de professores por meio da aquisição do conhecimento e saberes da profissão. Alba Celani traz as contribuições para a formação continuada docente, a partir da reflexão da natureza social e sua função na profissão do professor. Vera Lúcia Menezes Paiva, discorre acerca da possibilidade da transformação da prática docente, a partir da inserção das TDICs no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa. Além de, outros teóricos que contribuem com seus estudos para esse cenário educacional. Esta dissertação está inserida na linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do PPGEdu/UCS e no Observatório de Educação da UCS, na Linha de Formação de Professores para Educação Básica. Três categorias emergiram das falas dos sujeitos: “o caminho percorrido na formação continuada de professores”, “a busca da formação continuada das professoras de Língua Inglesa e os saberes docentes” e “a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação e possíveis impactos na formação continuada”. A investigação mostrou que a maioria dos professores de Língua Inglesa, sujeitos deste estudo, tem interesse em participar da formação continuada docente e de construir saberes profissionais por meio do uso das TDICs e que possíveis impactos podem ocorrer, uma vez que, ao inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação nesse processo formativo, venha potencializar o trabalho do professor e transformar sua prática, contribuindo com uma metodologia mais interessante.