Método para determinar a escala de trabalho de profissionais de enfermagem em uma instituição hospitalar
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-27Autor
Pagliari, Suélen
Orientador
Mesquita, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A implementação de novos métodos tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços. Em sistemas de serviço de saúde existe a urgência em atender uma vasta gama de necessidades. Para apoiar tal demanda, um processo de melhoria contínua deve ser permanente. A elaboração de uma planilha de trabalho em um hospital deve levar em conta vários tipos de restrições associadas a leis trabalhistas e questões operacionais. A quantidade de restrições pode tornar a elaboração da planilha complexa ou até inviável. A utilização de métodos de otimização nesse contexto encontra vários exemplos de abordagem na literatura e se tornou uma linha de pesquisa dentro do campo da otimização chamada de O Problema da Escala de Enfermeiros (Nursering Scheduling Problem), com a utilização de várias lógicas computacionais, como programação linear, heurísticas e metaheurísticas. O problema aqui apresentado trata do desenvolvimento de um método baseado em algoritmo de otimização suportado por software para ajudar o enfermeiro chefe na elaboração da escala mensal de trabalho de técnicos de enfermagem, nos períodos manhã e tarde, satisfazendo critérios institucionais, a disponibilidade de recursos humanos e a legislação trabalhista em um hospital de atendimento exclusivo pelo SUS. Como resultado, o software conseguiu replicar as condições operacionais e legais dos setores do hospital sobre os parâmetros aos quais ele foi desenvolvido para trabalhar: número de folgas, mínimo de técnicos por setor, faltas imprevistas, licenças previstas e não previstas. Houve problemas quanto à implementação da restrição desejável do dia de folga, onde não se identificou se o método a levava em conta ou simplesmente impunha uma escolha aleatória, bem como a inclusão em alguns casos de folgas a mais do que o solicitado para os técnicos de enfermagem do setor. Contudo, os resultados através da formação de planilhas de demanda e do coeficiente de satisfação mostraram a viabilidade do método desenvolvido como uma ferramenta de uso diária na realidade hospitalar a qual foi elaborada.