A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-16Autor
Santos, Lauriana Flores dos
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor].