Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-09Autor
Boito, Caroline
Orientador
Oliveira, Eduardo Conceição de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente relatório tem por objetivo descrever os locais de estágios, as atividades desenvolvidas e as casuísticas acompanhadas nos dois locais de estágio, com o detalhamento de dois relatos de casos durante o período de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Medicina Veterinária, da Universidade de Caxias do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Conceição de Oliveira. O estágio foi dividido em duas etapas, a primeira realizada na Clínica Veterinária Escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CVE-PUCPR), localizada na Cidade de Curitiba/PR, sob a supervisão da Profª. Drª. Ana Paula Sarraff Lopes, no período de 2 de março a 19 de março de 2020, totalizando 112 horas. Foram acompanhados um total de 83 casos clínicos, com maior casuística da espécie canina (79,52%), sendo as afecções tegumentares e oncológicas as mais observadas, representando 25,26% e 17,89% do total de afecções acompanhadas, respectivamente. A segunda etapa foi realizada na Clínica Bichomania, localizada na Cidade de Porto Alegre/RS, sob a supervisão da Médica Veterinária Andréa Velasque, no período de 13 de julho a 4 de setembro de 2020, totalizando 320 horas. Foram acompanhados um total de 186 casos, com maior casuística da espécie canina (76,34%). Na área de clínica médica o sistema digestório e de glândulas anexas foi o mais afetado (20,25%), seguido pelo sistema geniturinário (17,72%). Na área de clínica cirúrgica pode-se acompanhar 45 procedimentos, a cirurgia mais acompanhada foi a ovariosalpingohisterectomia eletiva, com 24,44%. Relatam-se nesse trabalho um caso de pielonefrite e litíase renal e ureteral em felino e um caso de ruptura esplênica traumática em canino. O estágio curricular obrigatório em medicina veterinária é um período de grande importância na formação acadêmica, no qual é possível, através da vivência clínica, colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação [resumo fornecido pelo autor].