• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Guilherme Santin.pdf (544.0Kb)
Data
2021-01-14
Autor
Santin, Guilherme
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6767
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV