O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
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Data
2020-12-29Autor
Schmitz, Tainara
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
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O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de crianças em idade pré-escolar com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica. Segundo a temática foi escolhida, tendo em vista que, atualmente, observa-se um crescimento das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Deste modo, a monografia abordará um breve histórico dos primeiros estudos do TEA, pontuando alguns teóricos, como Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), e suas ideias, levando a conhecer alguns dos seus sintomas desse transtorno. Também se destacarão as principais características da criança com TEA na educação infantil e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação Básica a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado [resumo fornecido pelo autor].