Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-25Autor
Souza, Eduarda Monteiro de
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor].