Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-12Autor
Locatelli, Marquéli
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o desenvolvimento integral das crianças que a
frequentam. Entretanto, a inclusão na Educação Infantil é um tema relativamente novo. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios percebidos pelos professores da Educação Infantil, quanto aos processos que envolvem a inclusão de crianças com deficiência e NEE no âmbito escolar. Para isso o texto enfatiza a importância da inclusão
no ambiente da Educação Infantil, além de realizar uma breve análise nos conceitos e definições que se relacionam ao percurso histórico da Educação Infantil em diversos momentos. Ao abordar os assuntos referentes à inclusão, busca-se também diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva, bem como analisar as diferentes percepções no que se
refere à criança com deficiência ao longo dos séculos. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho é a abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório. A primeira etapa foi a revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender conceitos e aspectos históricos dos assuntos tratados. A segunda etapa foi a pesquisa de opinião realizada com 8
professores de educação infantil de um município do interior da serra gaúcha, com o objetivo de conhecer e analisar as percepções e os desafios evidenciados pelos professores participantes da pesquisa. Como resultado da análise, constatou-se que são muitos os desafios evidenciados pelos professores da Educação Infantil, como a falta de profissionais especializados na escola, a escassa formação de professores e a pouca parceria entre escola e família. Destaca-se, então, a necessidade de mais pesquisas acerca da inclusão na Educação Infantil, possibilitando que novas abordagens se relacionem ao assunto em direção à uma sociedade que seja realmente inclusiva [resumo fornecido pelo autor].
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Educação de surdos em Caxias do Sul de 1960 a 2010 : uma história escrita por várias mãos
Neves, Gabriele Vieira (2014-06-04)Ao longo da história, foi negado aos surdos o direito de se comunicarem e de serem educados em sua língua natural: a Língua de Sinais. Essa impossibilidade de serem educados em uma língua que lhes fosse acessível, ora os ... -
Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade
Rosa, Leonardo de Ross (2014-06-04)O corpo, no decorrer da História, principalmente da Filosofia ocidental, passou por gradativo ganho de importância, até chegar ao entendimento do mesmo como corpo próprio ou o corpo que se é. Na Educação Física, da mesma ... -
O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação
Silva, Patrícia Modesto da (2018-10-26)A grande área desta dissertação é a Educação. O recorte do estudo foi a análise de práticas de educação não-escolar. O problema que se buscou responder era: Como as práticas de educação não-escolar podem impactar na vida ...