• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Doutorado em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Doutorado em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese Adriana Locatelli Bertolini.pdf (1.622Mb)
Data
2021-05-07
Autor
Bertolini, Adriana Locatelli
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aprendizagem experiencial é o processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Nesse processo o sensemaking, ou fazer sentido, torna-se essencial para transformar reflexão em ação, chegando a novos comportamentos e entendimentos das situações de mudança nas organizações, tendo em vista a natureza das capacidades envolvidas, atuais e futuras. O objetivo dessa tese foi compreender e analisar como se desenvolvem as capacidades dinâmicas a partir da interação entre sensemaking e aprendizagem experiencial em contextos de mudança organizacional. A metodologia proposta foi o estudo de casos múltiplos, envolvendo triangulação com entrevista em profundidade, observação direta e análise documental, em quatro empresas de diferentes setores que estavam passando por processos de mudança organizacional. Foram realizadas 33 entrevistas com executivos que participaram diretamente desse fenômeno nas empresas estudadas. A análise dos dados foi através da Grounded Theory, auxiliada pelo software NVivo®. Os resultados apontaram que a aprendizagem experiencial, tanto do enfoque formal quanto do informal, dentro do contexto de mudança organizacional, pautada por uma necessidade contínua de fazer e dar sentido (sensemaking e sensegiving), resultou no desenvolvimento de diferentes capacidades dinâmicas através da combinação, construção e reconfiguração de recursos e conhecimentos internos e externos, operacionalizados por equipes multidisciplinares formadas por clientes, usuários, colaboradores e especialistas a fim de gerar ideias, entendimento de mercado e de negócio, tangibilizadas em inovação de produtos, processos e serviços, com o intuito de entregar mais valor ao cliente. Dessa forma, como resultado dessa interação construiu-se e validou-se um framework considerando a gênese das capacidades dinâmicas num contexto de mudança organizacional, e de interação entre aprendizagem experiencial e sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/7295
Collections
  • Doutorado em Administração [40]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV