Implicações dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento docente
Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-21Autor
Dal Zotto, Gabriela
Orientador
Moraes, Cineri Fachin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de conclusão de curso, tem como principal objetivo, investigar de que modo os professores da Educação Infantil consideram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento de suas ações pedagógicas. A temática foi escolhida, devido a inquietações, visto que, atualmente as discussões sobre esse tema estão avançando. Assim, pretende-se com esta monografia, discutir por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com professores atuantes na Educação Infantil, a importância e a implicação dos direitos de aprendizagens no planejamento docente. O texto apresenta uma breve contextualização da Educação Infantil, acompanhada de revisão bibliográfica de algumas teses e dissertações sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, como também do planejamento docente. Em seguida, explicita-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto das escolas de Educação Infantil. Na sequência, busca-se compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento integral das crianças. E por fim, os resultados da pesquisa de campo realizada com professores atuantes da Educação Infantil. Pode-se concluir que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estão presentes no planejamento diário dos docentes, e são importantíssimos no desenvolvimento integral, emocional e afetivo das crianças. [resumo fornecido pelo autor]