Estudo sobre a internacionalização do setor de cosméticos
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Data
2020-07-15Autor
Emanuelli, Rafaela
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
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A internacionalização vem ganhando cada vez mais importância, quando o assunto é estratégia corporativa nos mais diversos setores. Para se aventurarem no mercado internacional, as empresas precisam estar preparadas. Na indústria de cosméticos não é diferente. Nesse setor, as empresas estão entrando cada vez mais no mercado mundial, competindo com empresas já consolidadas mundialmente, mas que, mesmo assim, estão obtendo sucesso nessa caminhada. Assim, este trabalho procurou analisar a internacionalização do setor de cosméticos do Brasil. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, no nível exploratório, analisando-se dados do Comércio Internacional de produtos cosméticos, bem como as experiências de grandes empresas brasileiras do setor, de modo a investigar as experiências destas empresas atuantes e identificar as possíveis barreiras e dificuldades. Em linhas gerais, os resultados apontam que a internacionalização do produto cosmético ocorre, se levada em consideração elementos considerados essências, como por exemplo: o planejamento estratégico da empresa, os conhecimentos específicos do país de destino, a seleção de mercados e os conhecimento sobre a legislação e todos os trâmites legais e logísticos do país em que se deseja ingressar. [resumo fornecido pelo autor]