Desenvolvimento de competências do profissional de logística internacional
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-11Autor
Silva, Daniela Samara Ribeiro da
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O comércio internacional é uma área que vem se desenvolvendo ao longo dos anos e seus diferentes setores também estão ganhando mais visibilidade, como é o caso da logística internacional. Atualmente é vista como setor estratégico dentro de várias organizações, e com isso, a buscando por profissionais que tenham ou que possam desenvolver as competências necessárias para exercer a função, vem aumentando. Além disso, se faz necessário observar como funciona a aprendizagem dos indivíduos dentro das organizações, de maneira formal e informal, para possa ser analisado o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo geral analisar a aprendizagem dos profissionais de logística internacional no desenvolvimento de suas competências. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo genérico de nível exploratório e descritivo, a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na área da logística internacional. Através das respostas obtidas nas entrevistas e levando em consideração o objetivo geral proposto neste trabalho, destaca-se que aprendizagem formal e informal estão interligadas e são muito importantes para o desenvolvimento e aprimoramento das competências dos profissionais de logística internacional. Concluiu-se que os profissionais de logística internacional desenvolvem várias competências através da aprendizagem formal, informal, barreiras e oportunidades que provêm do dia a dia da profissão. [resumo fornecido pelo autor]