A representação das mulheres muçulmanas nos livros didáticos de história
Visualizar/ Abrir
Data
2020-09-28Autor
Matiolo, Jéssica Alessandra Hagelin
Orientador
Cardoso, Eliane Machado Corrêa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a representação das mulheres muçulmanas nos livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Para a realização deste trabalho, foram escolhidas duas coleções didáticas, uma destinada ao ensino fundamental e uma destinada ao ensino médio, sendo ambas devidamente aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) dos anos de 2018 e 2020. O Islã tem se apresentado como a religião monoteísta que mais cresce no mundo, ganhando adeptos inclusive no Brasil. Contudo, ao se tratar das mulheres muçulmanas, as informações presentes nos livros didáticos podem ser um tanto equivocadas, uma vez que, para o ocidente, a visão predominante é que as muçulmanas são privadas de direitos e/ou submissas a um sistema patriarcal. Assim, ao longo deste trabalho, serão analisadas as informações presentes nos materiais didáticos, além de como estes se referem às mulheres praticantes do Islã, ressaltando lacunas que podem contribuir para a propagação de uma interpretação errada sobre o papel ocupado pelas mulheres na sociedade muçulmana. [resumo fornecido pelo autor]