O cotidiano da docência na educação infantil na pandemia da COVID-19: reflexões a partir de múltiplas vozes
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Data
2021-07-17Autor
Tochetto, Amanda Mussatto
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender a realidade da Educação Infantil em meio a Pandemia da Covid-19 a partir da escuta de múltiplas vozes. O problema de pesquisa que mobilizou a busca de respostas teve a seguinte formulação: Como a Pandemia da Covid-19 modificou o cotidiano da docência, da aprendizagem e da organização familiar nas escolas de Educação Infantil? Os percursos para o desenvolvimento do projeto tiveram sustentação teórica de Rui Canário (2006); Terezinha Azerêdo Rios (2008); Dinara Pereira Machado (2020); Claudia Costin (2020); Bruna Paiva (2020); Patrícia Giuriatti (2018), Rochele Rita Andreazza Maciel (2019). O trabalho de campo foi construído a partir de dois questionários virtuais. O primeiro, voltado para professoras atuantes da Educação Infantil durante a Pandemia da Covid-19, obteve 10 participantes, totalizando 20 questões de natureza aberta e fechada. O segundo, por sua vez, foi direcionado aos pais de crianças matriculadas nas escolas de Educação Infantil, contou com 14 participantes, totalizando 17 questões abertas e fechadas. Com isso, obteve-se o resultado de que os professores tiveram desafios para realizar as aulas virtuais, tais como: falta de recursos; carga horária modificada; trabalho em casa; dificuldade para envolver a participação das crianças. No entanto, expressaram que sempre se mostraram dedicados e confiantes para realizar seu trabalho. As famílias sentiram dificuldades na mediação para a realização das aulas, devido aos seus
filhos se dispersarem facilmente, mas reconheceram a importância da continuidade das aprendizagens. Também foi percebida a falta do contato presencial das crianças e das trocas de informações, bem como do contato diário entre professores e alunos. As aulas virtuais ganharam novos membros, os familiares das crianças, os quais exerceram o papel de mediadores no acesso às aulas e colaboraram com aprendizagem das crianças. [resumo fornecido pelo autor]