• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Nataniela Bett.pdf (754.2Kb)
Data
2020-07-15
Autor
Bett, Nataniela
Orientador
Chiapinotto, Diego
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9454
Collections
  • Letras [6]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV