Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
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Data
2022-02-24Autor
Toniazzo, Fernanda Ribeiro
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema Braille de leitura e escrita e pelo uso da informática mediante os softwares de voz, com a finalidade de potencializar a reconstituição do sentido de discursos escritos (compreensão leitora) por essas pessoas, contribuindo assim para a formação de leitores proficientes. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como: Platão, com o conceito de alteridade; Ferdinand Saussure, por meio da Teoria do Valor; e Oswald Ducrot, a partir da Polifonia Linguística na constituição do sentido do discurso. A culminância desta investigação está na constatação científica da necessidade de o cego congênito desenvolver as habilidades que o uso dessas duas ferramentas pressupõem. [resumo fornecido pelo autor]