Relações entre inteligência de produto, facilidade de uso percebida e utilidade percebida na continuidade de uso de serviços mobile banking por meio do smartphone
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Data
2022-03-04Autor
Neumann, Susana Elisabeth
Orientador
Galelli, Ademar
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A literatura não possui consenso quanto aos determinantes da Continuidade de Uso, tema de relevância acadêmica e empresarial e com lacunas de estudo. Aliado a isso, a Inteligência de Produto é um tema atual, relevante, amplo, de construção multidimensional e com lacunas de pesquisa quanto à Continuidade de Uso de serviços mobile banking. Ainda, a Facilidade de Uso Percebida e a Utilidade Percebida são sugeridas para novas pesquisas, indicadas como as principais crenças no uso de tecnologia. No cenário global, se inserem os produtos inteligentes, como o smartphone, consagrado no segmento econômico como uma das indústrias com maior crescimento mundial e um objeto de uso pessoal popular, com capacidade para coletar, processar e produzir informação. Já a Inteligência de Produto é um construto latente que abarca as habilidades do produto inteligente, formado pelos construtos formativos Autonomia, Capacidade de Aprender, Reatividade, Habilidade de Cooperar, Interação Humana e Personalidade. Imbuído nesse contexto, o objetivo central desta tese é investigar os efeitos da Inteligência de Produto, da Facilidade de Uso Percebida e da Utilidade Percebida sobre a Continuidade de Uso do produto smartphone no contexto de serviços mobile banking pelos usuários pessoa física. Inicialmente, para atingir os objetivos propostos, apresenta-se uma revisão de literatura sobre os construtos da tese que culmina com a proposta de um modelo teórico testado e validado. Neste estudo, o método de pesquisa consiste em uma abordagem quantitativa realizada através de uma survey de corte transversal, com uma amostra de 541 estudantes do Ensino Superior da área de Ciências Sociais Aplicadas. Os resultados foram analisados com base na análise estatística descritiva, univariada e multivariada, requisito para a Modelagem de Equações Estruturais para compreender as relações do modelo teórico proposto. Ao término desta tese, foi possível confirmar a maioria das hipóteses propostas, apresentar as contribuições, as limitações e oportunidades de pesquisas futuras. Para efeito deste estudo, entre os principais achados destaca-se que é a Inteligência de Produto que leva à Facilidade de Uso Percebida que por sua vez levará à Utilidade Percebida; a Utilidade Percebida é o construto de maior contribuição para com a variável dependente do modelo, Continuidade de Uso; a Facilidade de Uso Percebida do produto está positivamente relacionada à Utilidade Percebida do produto e tanto a Facilidade de Uso Percebida como a Utilidade Percebida estão positivamente relacionadas à Continuidade de Uso do produto no contexto de serviços mobile banking. Adicionalmente, este estudo contribui teoricamente e gerencialmente para a compreensão dos construtos em análise e com a validação do modelo teórico, sendo possível verificar que 46,9% da variável dependente Continuidade de Uso é explicada pelo conjunto do modelo proposto nesta tese, corroborando com a Continuidade de Uso de serviços mobile banking, com subsídios para as empresas que operam neste contexto. Por fim, este estudo contribui quanto ao entendimento dos antecedentes da Continuidade de Uso, considerada um fator de êxito para as organizações, indicando que o aplicativo mobile precisa ser útil e fácil de usar pelo usuário, em consonância com a amostra pesquisada, sendo a Utilidade Percebida o fator mais relevante. [resumo fornecido pelo autor]