A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
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Data
2022-03-18Autor
Perotoni, Fabiana
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, atualmente, a BNCC de Língua Portuguesa ressalta a necessidade do desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multissemióticos e de gêneros digitais. Contrapondo-se a essa necessidade de ensino, pouco se estuda sobre os elementos necessários para qualificar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora desses textos, assim como análises que observem de modo equivalente o verbal e o não-verbal na construção do sentido discursivo. Buscando preencher esta lacuna, o presente estudo se propôs a investigar como se constitui o sentido do discurso nas HQs e tiras, nas quais o não verbal é ilustrativo, a partir da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e colaboradores, mais precisamente, por meio da Teoria da Polifonia. Acredita-se que esta Teoria, auxiliada pelos conceitos de Eisner (1995) e McCloud (2016) sobre narrativa gráfica e arte sequencial, pode ser o ponto de partida para uma análise da construção de sentido em discursos multissemióticos narrativos e, posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora analítica desses discursos, por parte dos aprendizes da língua materna escrita. [resumo fornecido pelo autor]