A oferta cultural e criativa e sua contribuição ao turismo criativo: modelo prático-teórico
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Data
2022-03-24Autor
Corá, Jacqueline Maria
Orientador
César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Metadata
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Os avanços tecnológicos intensificados a partir das últimas décadas do século XX alteraram o cenário da competição global. No contexto, então, das sociedades contemporâneas, a cidade assume nova centralidade e, decorrente dela, novas funções. Seu território deve considerar atender às demandas dessa população urbana que não mais se alinha as das sociedades industriais. Nesse sentido, a oferta cultural e a criativa, nas localidades, passa a ser entendida como recurso estratégico no composto econômico das sociedades contemporâneas e, por meio das indústrias culturais e criativas e do turismo criativo, gera externalidades positivas promotoras de desenvolvimento econômico e social. Portanto, diante da acelerada urbanização, par e par ao fenômeno da desindustrialização que acomete grande parte das cidades na contemporaneidade, evidencia-se a necessidade de identificar e valorizar as práticas que utilizam a cultura e a criatividade para agregar valor à cidade, aos seus habitantes e a sua economia e que contribuam para a sua sustentabilidade. Assim, é preciso compreender quais são os aspectos essenciais, aqui entendidos como dimensões, que permitem avaliar o potencial existente em uma localidade para a oferta de bens e serviços culturais e criativos e sua contribuição ao turismo. Dessa maneira, a partir desse questionamento, objetiva-se, com este estudo, elaborar um Modelo Prático-Teórico, a fim de compreender as potencialidades de uma localidade para a oferta de bens e serviços culturais e criativos, com destaque ao turismo criativo (sustentadas na economia criativa). Para tanto, o estudo está assentado na metodologia compreensiva weberiana, que propõe a construção de uma espécie tipo ideal congregando todas as particularidades encontradas em fenômenos de mesma natureza, obtendo-se, portanto, um modelo abstrato e utópico, cujo principal objetivo é estabelecer um confronto com a realidade observada empiricamente. Dessa forma, adotou-se como procedimento metodológico, além da revisão teórica, a fim de sustentar os construtos deste estudo, uma pesquisa exploratória, por meio da análise de conteúdo de 16 estudos aplicados (Índices, Monitores, Redes, ISOs, Planos Estratégicos). A partir dessas análises, procedeu-se a definição dos elementos para integrar o Modelo: seis Dimensões (Humana, Econômica, Social, Cultural, Governança e Instrumental); 16 categorias de análise, indicadores e variáveis. A complexidade da estrutura requer, para sua operacionalização, ajustes coerentes com as características do local a qual será aplicado o Modelo e ao tamanho da equipe de investigação. [resumo fornecido pelo autor]