Escala para avaliação de competências de gestores em tempos de transformação digital: evidências preliminares de validação de estrutura interna
Data
2022-03-26Autor
Bordignon, Dalila
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
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Esta pesquisa objetivou avaliar competências de gestores em tempos de transformação digital. Para isso propõem-se a elaboração de escala, a validade de seu conteúdo e análise da estrutura interna do instrumento. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa baseado em revisão teórica de pré-testes do instrumento com gestores, análise de especialistas e aplicação de escala. Para este processo, os gestores responderam ao préteste e os especialistas a análise semântica do instrumento, que contribuíram como base para elaboração de escala de avaliação de competências para gestores. A aplicação da escala ocorreu via online e após foi realizada análise estatística dos resultados obtidos desta aplicação, visando verificar a confiabilidade da escala para mensurar competências de gestores em tempos de transformação digital. Além da elaboração, foi possível a aplicação, apresentar e discutir resultados da escala por meio da análise estatística utilizando o software Factor Analysis. Os índices de adequação do modelo teórico inicial da escala foram satisfatórios e a análise apresentada, permitiu a indicação de elementos para o aprimoramento da escala. O KMO = 0,80614, indicou que a matriz era favorável. Os índices
de consistência interna foram favoráveis, sendo alpha de Cronbach de valor 0,946250 e o ômega McDonald de 0,955793. Na análise fatorial exploratória com as etapas de retenção de fatores e rotação dos fatores foram identificadas necessidades de ajustes para o modelo teórico proposto da escala. Na retenção de fatores, dos sete fatores propostos em modelo teórico, a análise constatou a retenção de apenas 5 fatores. Na etapa de rotação dos fatores foi realizada uma análise mais aprofundada para cada item averiguando seu índice de adequação dentro do constructo do modelo teórico proposto, onde foram identificadas e avaliadas algumas discrepâncias e necessidades de adequação. Por fim, para apoiar na tomada de decisão quanto as alterações necessárias na escala, utilizou-se da análise de teoria de resposta ao item (TRI). Ao final, a partir da análise e discussão dos resultados, do modelo teórico proposto com 58 questões em sete fatores diferentes, foi apresentado um novo modelo de escala, com 40 questões em seis fatores diferente, para avaliar competências de gestores em tempos de transformação digital. a pesquisa apresenta evidências preliminares de validação de estrutura interna da escala. A continuidade do estudo poderia seguir com uma nova coleta de dados suficientes para nova AFE e realização da análise fatorial confirmatória. A pesquisa cumpre os critérios acadêmicos e atende ao objetivo proposto contribuindo para construção de um conhecimento que possui grande potencial de aplicabilidade no cotidiano das organizações de trabalho e diretamente aos trabalhadores.[resumo fornecido pelo autor]