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O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar

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TCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdf (589.9Kb)
Data
2022-04-09
Autor
Pagliarini, Gabrieli Bock
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
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Resumo
O presente trabalho aborda o tema, "O desenvolvimento cognitivo e social da criança autista no ambiente escolar" e foi desenvolvido com o objetivo de investigar quais as intervenções e práticas que contribuem para o melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa. Quais as intervenções e práticas pedagógicas que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com transtorno do espectro autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na Serra Gaúcha. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos como Teixeira; Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) entre outros. A análise dos dados, permitiu a identificação dos seguintes blocos de estudos: Um olhar para a inclusão social e escolar, Metodologias acessíveis aos educandos com Transtorno do Espectro Autista e Escola e Escola família: uma relação de aceitação e acolhimento. Assim, a pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática relacionada às metodologias e intervenções que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a criança com autismo tem direito à educação de qualidade, bem como os profissionais que atendem e este educando devem adaptar as atividades e práticas pedagógicas necessárias, contextualizando e acolhendo cada especificidade apresentada. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9960
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

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