Presença da família na escola: contribuições à aprendizagem na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2022-04-09Autor
Gabriel, Daniele
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho aborda o tema "Presença da família na escola: contribuições à aprendizagem na Educação Infantil", com objetivo geral de investigar de que forma a escola pode intensificar a participação dos pais no processo de ensino e de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a fim de melhorar a qualidade da educação nesta faixa etária. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma a escola pode intensificar a participação dos pais no processo de ensino e de aprendizagem das crianças na Educação Infantil?". A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a doze famílias que possuem crianças na Educação Infantil, também foram realizadas entrevistas com duas professoras e a diretora da escola na qual as referidas crianças estão matriculadas. Os dados coletados através das entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Caetano; Yaegashi (2014), Vilella; Archangelo (2017), Portela; Franceschini (2011), entre outros. A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo: Aprendizagem na Educação Infantil e participação dos pais, A Pandemia e as consequências ao ensino e à aprendizagem e Diálogo e Interação: família e escola. A análise dos dados contribuiu para pensar que uma criança em processo de desenvolvimento não se desenvolve sozinha, mas sim, em um meio constituído de pessoas unidas por laços de parentesco ou afinidades. Neste contexto, a criança necessita ser estimulada e reconhecida socialmente como alguém capaz de aprender. Também o estudo mostrou que a escola deve propiciar a abertura ao diálogo, bem como organizar sua proposta pedagógica de forma a viabilizar e motivar a participação dos pais em todo o processo educacional, tendo em vista a relevância dos mesmos na complexa tarefa de educar as crianças nesse contexto em que vivemos. [resumo fornecido pelo autor]