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Afetividade e aprendizagem: um olhar para a educação infantil

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TCC Andreia Zamarchi.pdf (532.0Kb)
Data
2021-12-06
Autor
Zamarchi, Andreia
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
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Resumo
O presente trabalho aborda o tema "Afetividade e aprendizagem: um olhar para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigar de que forma o educador pode mobilizar a construção de vínculos afetivos que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança na Educação Infantil. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "Quais as estratégias que o educador pode empregar na Educação Infantil para a construção de vínculos afetivos que mobilizem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança?" partindo do pressuposto de que a afetividade é um aspecto relevante na formação de um ser humano crítico, consciente e com maturidade emocional em suas relações sociais. Sendo assim, a investigação buscou aprofundar os conhecimentos sobre como é possível desenvolver laços afetivos no espaço na sala de aula para uma aprendizagem significativa que desenvolva a criança de modo integral, isto é, socialmente, cognitivamente e afetivamente saudável na faixa etária da Educação Infantil, na fase pré-escolar, ou seja, de 4 a 5 anos. A pesquisa descrita, de natureza qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica (GIL, 2008), com a construção de alicerces teóricos a partir de estudos elaborados por diferentes autores dentre os quais destaco Henri Wallon (2007); Jean Piaget (1976); Lev Vygotsky (2000) por meio da imersão em livros, revistas, enciclopédias, artigos científicos, recursos virtuais como sites demais fontes de pesquisa. Também, foram documentos norteadores do presente estudo a legislação vigente como a Lei de Diretrizes e Bases (2020), a Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o Referencial Curricular Gaúcho (1998) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). O estudo descrito possibilitou a ampliação do entendimento sobre a afetividade e o desenvolvimento humano, o conhecimento de estratégias mobilizadoras da construção de laços afetivos que podem ser empregadas pelo educador na mediação pedagógica da Educação Infantil, especialmente na faixa etária em foco, a fim de contribuir com a ressignificação da prática docente, promovendo a qualificação do processo de ensino e da aprendizagem nesse nível de ensino, de forma que seja permeado pela afetividade. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9967
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

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