Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
Visualizar/ Abrir
Data
2022-04-06Autor
Finn, Renata Santos
Orientador
Almeida, Claudia Zamboni de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de conclusão de curso objetivou identificar respostas e reflexões dos alunos mediante os impactos no uso das mídias e das tecnologias nas aulas de artes visuais, bem como tentou compreender como a cultura visual e a cultura digital se manifestaram no contexto de estudantes de uma turma de Ensino Médio em uma escola de Caxias do Sul. A proposta metodológica utilizada para dar conta dos objetivos emerge da experiência de estágio da autora deste TCC, realizada no primeiro semestre de 2021. Este estudo tem como propósito, compreender a importância de um ensino de artes visuais que leve em conta a contemporaneidade e seus impactos, sendo necessário abordar a cultura em que os estudantes estão inseridos, cultura essa pautada em boa parte pelas tecnologias digitais. Para isso, também foi preciso entender de que maneira as tecnologias digitais estão presentes nas escolas. O estudo conceitualiza a cultura de forma ampla, abordando a historicidade da palavra, a partir do pensamento de Antonio Gramsci. O segundo momento é dedicado à cultura digital, caracterizando-a segundo Castells. O terceiro momento é dedicado à organização curricular voltada para a atualidade por meio da cultura visual. Fernando Hernandez com seus estudos contribui para o diálogo a respeito do "alfabetismo visual crítico" e os interesses dos estudantes de hoje. No quarto momento o foco está na indissociação entre a contemporaneidade e a cultura visual, conforme ideias de Hernández e contribuições de Eloiza Gurgel Pires. O quarto capítulo aborda o ensino contemporâneo da Arte/Educação, com base nos estudos de Ana Mae Barbosa. Por fim, com aporte teórico de Kerry Freedman, Christine Ballenge-Morris, Vesta Daniel e Patricia Stuhr os quais auxiliam a refletir sobre os conhecimentos não acadêmicos dentro do ambiente escolar evidenciando o multiculturalismo e o território intercultural, são apresentados exemplos de como a cultura visual e a cultura digital repercutem nas aulas de Artes Visuais, para tanto, são utilizados materiais produzidos durante a pandemia pelos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul durante as aulas do Estágio III, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]