A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2015-09-30Autor
Boeira, Adriana Ferreira
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem,
através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o
processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora de um blog, considerando cada um dos três
capítulos que compõem a dissertação como uma postagem. Esta apresenta no seu final um
espaço destinado ao registro de enunciados dos leitores. A postagem 1 apresenta a matriz
teórica e os principais conceitos desta pesquisa: educação, aprendizagem, linguagem e blog. O
referencial teórico eleito para este estudo são, principalmente, os textos sobre o pensamento, a
linguagem e a aprendizagem (VIGOTSKI, 1998, 2001) e sobre a enunciação e a posição
responsiva (BAKHTIN, 2003, 2004); estes forneceram o suporte necessário para responder a
pergunta desta pesquisa: Qual é a relação entre a linguagem, através dos enunciados
registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem? A
postagem 2 apresenta a partir da metodologia de análise textual discursiva (MORAES, 2003;
MORAES E GALIAZZI, 2007), o processo de busca, unitarização e categorização do corpus.
Este composto pelos enunciados existentes, previamente registrados por estudantes e o
professor, nas postagens e nos espaços destinados aos comentários do blog educativo
selecionado. Nesta postagem são apresentadas as características deste blog educativo e as
categorias para a análise do corpus. A postagem 3 expõe e analisa as categorias, a partir do
quadro teórico, a fim de responder a pergunta de pesquisa. Dessa forma, descreve-se o
processo de utilização, as estratégias e intervenções pedagógicas realizadas pelo professor na
utilização do blog educativo com os estudantes. Da mesma forma, analisa-se como ocorre a
linguagem, entre os estudantes e o professor, nas postagens e espaços destinados aos
comentários; e qual é a importância da linguagem para a aprendizagem dos estudantes. Este
estudo aponta a possibilidade de utilizar o blog educativo como um ambiente alternativo que
permite a enunciação, a posição responsiva e a aprendizagem através do registro e alternância
de enunciados do professor e dos estudantes.