Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
Visualizar/ Abrir
Data
2015-09-30Autor
Nino, Nanci da Silva
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou responder como ocorrem as aulas dos professores, as facilidades e dificuldades que encontram nesse contexto, como acontece a relação entre professor e aluno e se o professor universitário realiza a reflexão sobre seu processo de ensinar. Para o apoio teórico, foram utilizados os conceitos das práticas pedagógicas, assim como as habilidades e competência dos professores universitários, segundo a visão de Perrenoud. No decorrer do estudo, foram abordadas questões referentes às Diretrizes Curriculares do curso de Enfermagem e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Justifica-se a pesquisa em virtude da demanda contemporânea da Enfermagem, a qual requer profissionais crítico-reflexivos e com uma concepção de cuidado e de saúde alinhada a uma visão integral de sujeito. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando-se de uma entrevista semiestruturada para alcançar os objetivos do trabalho. As análises dos conteúdos foram baseadas em Bardin. Diante da organização dos dados, surgiram algumas categorias denominadas como “Formas de ensinar dos docentes”, “Dificuldades enfrentadas pelos docentes para ensinar”, “Facilidades encontradas para ensinar”, “Relacionamento aluno-professor”, “Processo reflexivo dos docentes”. Os resultados permitiram perceber que os professores do curso de Enfermagem ensinam a partir de estratégias como estudos de casos, seminários e aulas expositivas ilustradas com gravuras, relacionadas ao tema de estudo, e consideram importante utilizar os conhecimentos prévios dos alunos como base para as decisões pedagógicas. O planejamento das aulas e as mudanças de cenários apareceram como ponto fundamental para o ensino de enfermagem. A inter-relação entre aluno e professor apareceu como fator importante no processo de aprendizagem, bem como a troca de experiências entre colegas professores. Os participantes do estudo realizam a reflexão das práticas docentes baseados em instrumentos e, para os alunos, é um momento de autoavaliação de seu desempenho e dedicação. As falas dos professores não apresentaram referenciais ao tema da integralidade, embora seja um aspecto importante, visto que os professores trabalham na formação de futuros enfermeiros, os quais prestarão cuidados às pessoas. A análise realizada permite dizer que o perfil e as características dos professores estão de acordo com as Diretrizes Curriculares do curso de Enfermagem e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade, sendo que estes são exigidos para uma boa ação docente.