Inovação : estudo de caso em uma encarroçadora de ônibus de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2015-10-05Autor
Rodrigues, Edvania Rocha
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com a crescente globalização de mercados e o aumento gradativo da concorrência, a inovação pode propiciar às organizações resultados positivos tais como rentabilidade e a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre os seus concorrentes - elementos indispensáveis à sobrevivência em longo prazo. A prática da inovação contribui para o desenvolvimento econômico por oportunizar a criação de novos mercados e o aperfeiçoamento de mercados existentes, gerando benefícios para produtores e consumidores de produtos novos ou melhorados pela inovação. Desta forma, justifica-se a existência de uma constante busca pela inovação. Seja ela pelo lançamento de um novo produto, melhoria de prestação de serviço, no processo de produção, na entrada de um novo mercado, entre outras formas de inovar. A ocorrência de inovações é a responsável por mudanças na dinâmica do desenvolvimento, sendo a adoção de novas tecnologias a manifestação explícita dessa dinâmica. A partir desta contextualização, esta Dissertação teve como objetivo identificar as inovações tecnológicas em produtos e processos, classificando-as em radicais e incrementais, ocorridas na empresa ALFA. A inovação tecnológica contribui para a teoria de inovação como base para a descrição da importância dos conceitos pertinentes ao processo de mensuração da inovação. O método de pesquisa utilizado possui abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso único. Na fase quantitativa, foi utilizada uma survey, com um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado aos funcionários das áreas de qualidade, engenharia e processos de uma empresa do setor metalmecânico, totalizando uma população de 60 entrevistados. A análise dos dados ocorreu em duas etapas, na etapa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os gestores, coordenadores e supervisores das áreas de qualidade, engenharia e processo, e na etapa quantitativa foi utilizada análise descritiva, através da análise de frequência do Qui-quadrado dos dados obtidos dos questionários aplicados aos colaboradores das áreas de qualidade, engenharia e processo e os questionários aplicados aos coordenadores, gestores e supervisores das áreas de qualidade, engenharia e processo. Os resultados da fase qualitativa identificaram a implantação de inovação em produtos e processos na empresa estudada. Os resultados quantitativos identificaram que a inovação em produtos e processos implantadas na empresa são classificadas como incrementais. Por meio da análise de frequência, foram identificadas diferenças entre as respostas dos gestores e dos colaboradores sobre as denominações de inovação implantada na empresa.