Inovação no setor de malharia retilínea : uma análise nas indústrias de Caxias do Sul
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Data
2014-04-29Autor
Ganzer, Paula Patricia
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
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A prática da inovação contribui para o desenvolvimento econômico por oportunizar a criação de novos mercados e o aperfeiçoamento de mercados existentes, gerando benefícios para produtores e consumidores de produtos e serviços novos ou melhorados pela inovação. O setor têxtil engloba um conjunto de atividades que proporcionam o surgimento de indústrias dos diversos segmentos têxteis, desde a origem da matéria-prima, natural ou artificial, até o acabamento do produto final. Esta dissertação de mestrado objetivou identificar as inovações do setor de malharia retilínea ocorridas no período de 2008 a 2011 e, a partir da análise da literatura, identificar as mudanças no setor, desde a década de 80, no Brasil, até as inovações do setor industrial de malharia retilínea do município de Caxias do Sul, por meio das quatro dimensões da inovação, segundo o Manual de Oslo (2005): a inovação de produto, de processo, de marketing e organizacional. O método de pesquisa utilizada possui abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso múltiplo, sendo a fase qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Na fase quantitativa, foi utilizada uma survey, com um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado aos gestores e/ou proprietários das indústrias de malhas retilíneas de Caxias do Sul, associadas no FITEMASUL de Caxias do Sul, totalizando uma população de 23 empresas. A análise dos dados aconteceu em duas etapas, na etapa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo da entrevista e na etapa quantitativa, foi utilizada a análise quantitativa descritiva, através da correlação dos dados obtidos, para a identificação do nível de relação entre as variáveis do construto teórico. Os resultados da fase qualitativa identificaram que o setor de malharia retilínea de Caxias do Sul, investe em inovação, de acordo com as exigências do mercado e as tendências de moda. Os resultados quantitativos, cujo objetivo foi verificar relações entre variáveis da inovação e da indústria, identificaram correlações entre as variáveis. Nas correlações moderadas positivas (0,5 ≤ p < 0,8) houve correlação entre a variável: faturamento anual, com as variáveis: número de colaboradores e valor investido em inovação de marketing; a variável: número de colaboradores com a variável: valor investido em inovação de marketing; a variável: mão de obra qualificada com as variáveis: valor investido em inovação de produto e valor investido em inovação organizacional; a variável: valor investido em inovação de produto com a variável: valor investido em inovação de marketing; a variável: valor investido em inovação de produto com a variável: valor investido em inovação organizacional. Nas correlações fracas positivas (0,1 ≤ p < 0,5) houve correlação entre a variável: número de colaboradores com as variáveis: valor investido em inovação de produto, valor investido em inovação organizacional e a variável: mão de obra qualificada.