• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdf (1.380Mb)
Data
2015-10-21
Autor
Chiattone, Michele Vasconcellos
Orientador
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com a concorrência das instituições privadas de ensino superior e a busca por atrair estudantes a se matricularem em seus cursos de hotelaria, um laboratório de ensino como um hotel-escola seria um atrativo para os estudantes, influenciaria na competitividade dos cursos de hotelaria do Brasil? Assim, buscou-se analisar a utilização dos hotéis-escola pelas instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de hotelaria no Brasil como ferramenta para aumentar sua competitividade. Desta forma descobriu-se todas as instituições de ensino superior de hotelaria no Brasil e foram analisados os cursos privados de hotelaria bacharelados e tecnológicos existentes no país, os que possuem hotel-escola e os que não possuem e a competitividade dos mesmos. Para isso foram utilizados indicadores como a avaliação pelo Conceito Institucional realizada pelo MEC para avaliar as instituições e a avaliação por estrelas realizada pelo Guia do Estudante para avaliar os cursos. O método de pesquisa que se optou-se por utilizar é o exploratório de cunho quantitativo e como instrumento de coleta de dados secundários utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se como resultado dessa pesquisa que entre as instituições melhores avaliadas pelo Conceito Institucional está a Universidade Nove de Julho – Uninove em São Paulo com nota máxima cinco, que não possui hotel-escola, seguido com nota quatro apresenta-se a Faculdade de tecnologia SENAC Minas onde existe hotel-escola. Já pelo Guia do Estudante os cursos de hotelaria pontuados com cinco estrelas são o SENAC (SP) com dois hotéis-escola, a Castelli (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Conclui-se que pela pontuação desses dois indicadores, os cursos que se destacaram e apresentam hotéis-escola podem ter assim uma ferramenta crítica de sucesso e serem competitivos no mercado do ensino. Porém, nem todos que apresentam hotel-escola estavam nos mais pontuados, com isso observou-se que para essas avaliações não faz muita diferença ter ou não um hotel-escola, pois o hotel-escola não tem um peso alto na contagem de pontos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV