Matriz de posicionamento de materiais global : desenvolvimento e aplicação
Visualizar/ Abrir
Data
2015-12-15Autor
Bastos Neto, Gregorio
Orientador
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As empresas multinacionais estão envolvidas com global sourcing e costumam ter as plantas de fabricação, atividades de vendas e de marketing ao redor do mundo. Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um método para definição de estratégias de compras para empresas que possuem fábricas em diversas localizações geográfica, chamada de Matriz de Posicionamento de Materiais Global (MPMG). Essa Matriz apresenta oito quadrantes com distintas estratégias para os matérias classificados, sendo que a mesma aponta os matérias que têm e que não têm potencial para cooperação global. O método de pesquisa utilizado foi o de métodos mistos sequencial explanatório, com a primeira etapa quantitativa seguida pela etapa qualitativa, a qual explicou os resultados da primeira etapa. A dissertação teve como unidade de análise uma empresa da cadeia automotiva, especificamente de implementos rodoferroviários. Os achados apresentaram trinta e seis materiais com potencial de cooperação global, podendo ser comprados globalmente e vinte e sete materiais que podem ser comprados localmente, sendo que o principal resultado foi o desenvolvimento e aplicação do método MPMG.