• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Simone Nichele Poletto.pdf (2.100Mb)
Data
2016-01-27
Autor
Poletto, Simone Nichele
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital como suporte de criação, baseado nos estudos de Levy (1993), Steele (2001), Braida et. al. (2006) e Orciuoli (2010), na criatividade, referendada pelos estudos de Guimarães (1995) e Andrade (2006) e na linguagem gráfica, a partir dos estudos de Carvalho et.al. (2002) e Matos et. al. (2010), elencar categorias emergentes do corpus de pesquisa para interpretar e apresentar argumentos que expressem a compreensão sobre o perfil do professor-arquiteto. Para tanto foi desenvolvido o levantamento histórico sobre a educação em arquitetura a fim de compreender como chegamos às práticas pedagógicas atuais; o estudo sobre a influência da tecnologia digital na criatividade, na linguagem gráfica e como suporte de criação; fundamentado na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998, 1990, 2001). O percurso metodológico começou com entrevistas individuais semiestruturadas a partir das ideias de Gil (2009), com cinco professores-arquitetos que ministram a disciplina de projeto arquitetônico utilizando a tecnologia digital no processo projetual. O corpus de pesquisa foi tratado pela lente da análise textual discursiva de Moares e Galiazzi (2007), constituindo-se em uma pesquisa qualitativa. Com base nesta análise textual discursiva, surgiram categorias emergentes que foram articuladas com o corpus de pesquisa e o referencial teórico, resultando no metatexto, o qual expressa a compreensão atingida sobre o perfil do professor-arquiteto, referendada pelas verbalizações dos entrevistados e pelo referencial teórico, inferindo que, para utilizar a tecnologia digital como ferramenta de aprendizagem e interagir com os estudantes, o professor-arquiteto deve inserir-se na cultura digital e qualificar-se pedagogicamente. Por fim, concluímos a investigação atendendo aos objetivos específicos do estudo e descrevendo o perfil do professor-arquiteto diante dos desafios advindos da presença da tecnologia digital no processo educativo da disciplina projeto arquitetônico.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1093
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV