Relação da capacidade absortiva e orientação para o mercado no desempenho das microempresas do Corede Serra do Rio Grande do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2014-04-30Autor
Godolphim, João Vicente Franco de
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As microempresas são consideradas uma importante parte de um sistema econômico. Sua importância está centrada em sua diversificação de atuação, relacionada ao comércio, serviço e à indústria, formando um sistema de amortecimento das variações econômicas de uma nação. Sua importância em números de empresas em funcionamento e no número de funcionários é fundamental para a economia. A capacidade absortiva pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em extrair conhecimento a partir do ambiente externo; reconhecer o valor da informação externa, assimilá-la e aplicá-la para fins comerciais, para aumentar/desenvolver a inovação. (COHEN; LEVINTHAL, 1990). Já a orientação para o mercado é descrita por Narver e Slater (1990) como um construto formado por três componentes comportamentais: orientação para o cliente, orientação para os concorrentes e coordenação interfuncional, bem como foco no longo prazo e na lucratividade, denominadas
como critérios de decisão. Este trabalho buscou analisar a relação destes dois construtos com o desempenho das microempresas localizadas no Corede Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 295 microempresas. Os resultados indicam que há uma correlação significativa entre a capacidade absortiva, a orientação para o mercado e o desempenho das empresas estudadas. As correlações apresentadas foram significativas em nível da significância (p<0,01), mesmo sendo baixas a moderadas, com valores em torno do 0,4, representou que há uma relação percebida entre capacidade absortiva, orientação para o mercado e desempenho nas microempresas.