Práticas Lean Manufacturing e métricas de desempenho em empresas do setor automotivo da Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2016-07-29Autor
Mandelli, Felipe Luís
Orientador
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O setor automotivo se caracteriza pela busca por redução de custos e de desperdícios em seus processos produtivos. Desta forma, torna-se necessário o uso de melhores práticas para se manter competitivo no mercado. Dentre estas práticas, destaca-se a metodologia Lean Manufacturing (LM), proveniente do Sistema Toyota de Produção, a qual propõe melhorias nos processos, por meio da eliminação das perdas. Mesmo que estudos estejam em andamento e que, eventualmente, suas ferramentas sejam empregadas de forma isolada no meio empresarial, não há um consenso a respeito do tema e das principais métricas utilizadas para verificar seus benefícios quando da implantação e uso integral das práticas enxutas. Sob este aspecto, a dissertação buscou compreender, por meio de um estudo de caso múltiplo exploratório com abordagem qualitativa, como os fatores contextuais influenciaram o uso de práticas Lean e suas métricas de avaliação em cinco empresas do setor automotivo da Serra Gaúcha. Com base na bibliografia sobre o tema e nos instrumentos de pesquisa aplicados, obteve-se, como resultado central, a compreensão sobre quais são os fatores contextuais que influenciaram ou ainda influenciam o uso de práticas enxutas, além do levantamento de quais eram as principais métricas utilizadas nestas empresas para fortalecer e aprimorar seu sistema produtivo.