Relação entre as forças internas e externas na inovação em serviço na atenção primária à saúde
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Data
2016-09-15Autor
Rasia, Isabel Cristina Rosa Barros
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadata
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Esta Tese tem, como tema central, a inovação em serviço na Atenção Primária à Saúde (APS) e, como objetivo, analisar a relação entre as forças internas e externas na inovação em serviço na APS de Pelotas, caracterizando a sua forma de organização e gestão, os processos estabelecidos para inovar, sua orientação em APS e as inovações geradas/produzidas nas dimensões: produto, processo, marketing e organizacional (Manual de Oslo, 2005). Cada dimensão foi analisada nas perspectivas:estrutura física, recursos humanos, equipamentos, medicamentos e materiais, acesso a exames complementares, gestão e atendimento ao usuário. Inovações em serviços de saúde têm como premissa, a melhoria da produtividade e eficiência, o aumento da qualidade e da capacidade de resposta, a redução das variabilidades na prática assistencial e a ampliação do acesso aos serviços de saúde. A APS compreende o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da coletividade, com o sistema de saúde. O método de investigação teve um delineamento transversal, objetivo exploratório e, quanto à natureza de abordagem quantitativa e qualitativa. Realizou-se um estudo de casos com a aplicação de pesquisa empírica à população de gestores ligados ao sistema de saúde da APS da cidade com perguntas sobre a conformação do sistema de saúde, a inovação em serviços e sua orientação em APS de acordo com o Primary Care Assessment Tool, instrumento validado por Starfield (2001) e Brasil (2010). Os resultados quantitativos demonstram que as inovações em serviços eram, em maioria da tipologia produto (98%), processo (90%), e organizacional (88%) e em menor proporção a de marketing (32%). Em todas as dimensões, as perspectivas com mais inovações estavam ligadas à gestão, atendimento ao usuário e recursos humanos. Em relação ao desfecho “Orientação em APS”, a média geral de 6,91 (dp = 1,12) demonstrou que as UBS do município estão orientadas em APS.Contudo, quando se estratifica por modelo de atenção, as UBS que trabalham com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão orientadas com escore de 7,51 (dp = 0,71), enquanto que as Tradicionais obtiveram uma média de 5,91 (dp = 0,95), consideradas não orientadas em APS (p = 0,000). Quanto à associação das inovações e à orientação em APS, constatou-se na análise bruta por Regressão de Poisson, pertencer ao modelo de atenção às variáveis ESF, ter planejamento de ações e organização formal das atividades, as quais estiveram significativamente associadas à orientação em APS.No entanto, na análise ajustada, apenas a variável modelo de atenção permaneceu associada ao desfecho (2,86; IC 95% 2,18 – 6,91). A análise qualitativa identificou que o município atua sob o modelo de gestão plena do Sistema Municipal de Saúde e os processos de inovação em serviço são alavancados através do Governo Federal, sendo os programas e projetos lançados a nível nacional, com a adesão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolvidos com a participação efetiva das equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do planejamento e da formalização, amparadas pela comunidade adscrita, Universidades, Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Conselho Local de Saúde (CLS).