A influência da capacidade de aprendizado, da criatividade organizacional, da orientação empreendedora internacional, da capacidade tecnológica e da capacidade de reconfiguração na habilidade em desenvolvimento de novos produtos
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Data
2016-11-23Autor
Panizzon, Mateus
Orientador
Milan, Gabriel Sperandio
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Em um contexto de globalização, com a intensificação do desenvolvimento econômico baseado em conhecimento, inovação e criatividade como fontes de valor agregado, empresas buscam continuamente vantagem competitiva sustentável em ambientes de mudança e turbulência. Deste modo, a agenda de pesquisa teórica nos campos das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento, Criatividade Organizacional, Orientação Empreendedora Internacional e Desenvolvimento de Novos Produtos motiva novos estudos e relações entre estas áreas. Sob a perspectiva de análise destes fenômenos, está inserida a indústria metal-mecânica brasileira, que possui expressiva representatividade no PIB, mas possui baixo desempenho no tocante aos indicadores de inovação e exportação, afetados também pelas suas capacidades em Desenvolvimento de Novos Produtos. Neste sentido, maior compreensão dos determinantes da Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) para o mercado internacional, que se configura como um potencial preditor de desempenho em Inovação de Produto, tornou-se uma oportunidade de pesquisa. O foco desta tese foi desenvolver e apresentar a validação do modelo teórico sobre a influência da Criatividade Organizacional, da Orientação Empreendedora Internacional e de Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento (Aprendizagem, Reconfiguração, Capacidade Tecnológica) na Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos para o mercado Internacional. A partir de uma proposição teórica do modelo que estabelece as relações entre Capacidade de Aprendizado, Criatividade Organizacional, Orientação Empreendedora Internacional, Capacidade de Reconfiguração e Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos, buscou-se a validação destas hipóteses e do modelo. Esta investigação envolveu uma survey de corte transversal com empresas de manufatura e exportadoras brasileiras, do setor metal-mecânico e automotivo, de médio e grande porte, buscando analisar as relações entre estes construtos. Como resultados obtidos, esta pesquisa identificou o comportamento destes construtos no contexto brasileiro e ambiente de pesquisa em específico, e validou o modelo teórico proposto a partir dos índices obtidos e da confirmação das hipóteses com a aplicação de modelagem de equações estruturais. Foi demonstrado que há relação positiva e forte entre a Capacidade de Aprendizado e a Criatividade Organizacional, entre os construtos Criatividade Organizacional e a Orientação Empreendedora Internacional, entre a Orientação Empreendedora Internacional e a Capacidade Tecnológica, entre a Capacidade Tecnológica e a Capacidade de Reconfiguração, e bem como entre a Capacidade de Reconfiguração e a HDNP. Ainda, foram observadas oportunidades de melhoria na escala de Capacidade de Reconfiguração, dado o comportamento identificado nas análises fatorial exploratória e confirmatória. Foi proposto ainda um segundo modelo, identificando, além das relações já observadas, relações moderadas entre a Capacidade de Aprendizado na Capacidade Tecnológica, e da Capacidade Tecnológica na Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos para o mercado internacional, com superior grau de ajuste. Para o modelo inicialmente testado, a HDNP é explicada em 80% pelos seus construtos antecedentes, explicando, portanto, por que algumas empresas do setor metal mecânico, de médio e grande porte, exportadoras e brasileiras, possuem maior Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos para o Mercado Internacional que outras. Agregando análises complementares, esta pesquisa contribui para o campo científico dos determinantes ou antecedentes do desenvolvimento de novos produtos, estabelecendo e confirmando relações entre novos construtos da área, com contribuições teóricas e gerenciais para este setor industrial, incluindo as emergentes temáticas de criatividade e orientação empreendedora internacional.