A dimensão tácita do conhecimento nas práticas contábeis : uma análise dos processos de elaboração e apresentação de relatórios em organizações contábeis
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Data
2014-05-06Autor
Bertolla, Fernando Luís
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
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A crescente necessidade em termos de informações remete a atitudes pró ativas em busca de maximizar a qualidade destas informações. No setor contábil, a elaboração de relatórios e sua apresentação aos clientes não constituem uma prática obrigatória aos processos contábeis, no entanto são fundamentais em termos de informações contábeis úteis ao processo gerencial e também decisório. A interpretação dos dados e informações contidos nesses relatórios possibilita a construção de estratégias fundamentadas em aspectos concretos do negócio. Por outro lado, o que se observa é que os profissionais envolvidos na elaboração e na apresentação dos relatórios contábeis possuem conhecimentos tácitos internalizados, que são
um diferencial tanto em termos de desempenho como de qualidade final do trabalho. Estes conhecimentos são construídos com a prática ao logo do tempo. Assim este trabalho buscou estudar a dimensão tácita do conhecimento no setor contábil, utilizando os conceitos de Polanyi (1958 e 1966) e de Nonaka e Takeuchi (1995, 1997 e 1998). O objetivo foi analisar a
dimensão tácita do conhecimento, sob a ótica dos elementos de ordem técnica e cognitiva, nos processos contábeis de elaboração de relatórios gerenciais e apresentação dos resultados aos clientes, em relação às práticas adotadas por organizações contábeis. O método utilizado foi um estudo exploratório a partir do resgate do conhecimento tácito, utilizando o sense-making de Dervin (1983 e 1999) e Weick (1995), associada ao método de análise de conteúdo conforme definições de Bardin (1977), Minayo (2004) e Vergara (2008). O estudo multicaso foi realizado nas organizações contábeis associadas ao Sescon-Serra Gaúcha, que implantaram o PQNC, Programa de Qualidade Necessária Contábil, categoria ouro. Uma
proposição que emergiu do presente estudo é de que as técnicas de diálogo do sense-making, podem possibilitar a sistematização do resgate do conhecimento tácito no setor contábil e fundamentar a organização de uma base de conhecimento que poderia ser compartilhada e consultada pelos membros da organização. Outra proposição do estudo é que o conhecimento
tácito quando compartilhado, pode influenciar os processos contábeis pela via de suas práticas, podendo ser um elemento central para a inovação incremental nos processos contábeis. Porém não é um processo espontâneo e por isso tem ser provocado, ou seja, a influência do conhecimento tácito só vai ocorrer na medida em que for resgatado.