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Estudo sobre a visualização de informações no contexto educacional

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TCC Glauber Cini.pdf (4.114Mb)
Autor
Cini, Glauber
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho apresenta estudos realizados sobre a Visualização de Informação, abordando um modelo de construção e suas principais técnicas para a geração de visualizações (visões). A visualização de informação caracteriza-se por englobar diversas técnicas com a finalidade de organizar, encontrar e descobrir informações em bases de dados altamente dimensionadas. O objetivo principal deste trabalho é avaliar as técnicas de visualização de informação determinando quais são adequadas para serem utilizadas em dados educacionais. O trabalho apresenta estudos realizados sobre as principais técnicas e seus respectivos resultados gráficos. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se dados disponibilizados publicamente sobre a educação, todos referentes à avaliação de alunos e situados em três áreas distintas, o primeiro é o Geometry com dados de um curso de geometria, o segundo é o conjunto de dados da Língua Chinesa com dados de quem está aprendendo uma nova língua, e por último o Álgebra I composto por resolução de equações. Também, utilizou-se para a criação das visões a ferramenta GGobi e o conjunto de aplicações de Hoffman (MIVAC e RadViz3D). Selecionou-se ambas as ferramentas por apresentarem uma melhor iteração entre usuário-computador com as visões selecionadas (Scatterplot Matrix, RadViz, Coordenadas Paralelas e Survey Plots). Por fim, analisou-se as amostras dos conjuntos selecionados, utilizando as visões propostas. Obtidas as análises, criou-se três cenários. Os quais foram utilizados para entrevistar professores. A fim de discutir e avaliar a usabilidade das técnicas selecionadas (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1496
Collections
  • Ciência da Computação - Bacharelado [183]

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