Procedimentos para determinar o preço e a rentabilidade dos produtos gerada na venda para pequenas empresas industriais
Visualizar/ Abrir
Autor
Baldasso, Taiguer
Orientador
Biasio, Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, um estudo de caso, apresenta, além de uma análise dos preços de venda praticados atualmente por uma pequena indústria moveleira, a formação de novos preços com base no custeio por absorção e um breve comparativo entre a rentabilidade dos dois preços apresentados. Para essas análises, utilizou-se apenas uma parte dos produtos que a empresa fabrica. O objetivo desta pesquisa é trazer melhor organização para dentro da pequena empresa no setor de custos, sem que sejam necessários investimentos de grandes valores. Busca-se essa organização com o uso de métodos de custeio devidamente implantados para gerar informações úteis sobre a rentabilidade dos preços de venda e sobre a precificação de novos produtos. As técnicas usadas são os sistemas de custeio absorção e variável; o custeio absorção para cálculo do custo dos produtos e formação do preço de venda, e o sistema variável para as análises da rentabilidade dos preços para a empresa. Pode-se dizer que a pequena empresa, modelo de estudo desta pesquisa, tem seus preços de venda corretos, já que eles rendem positivamente. Somente alguns itens dos estudados merecem uma reavaliação nos seus preços, pois possuem uma margem de contribuição muito pequena. Os novos preços calculados com base no custo dos produtos podem ser adotados pela empresa, já que estes contribuem mais significativamente com o lucro do que os preços atuais (sic).